Vantagens com a cidadania

Direitos e vantagens em adquirir a cidadania italiana

O reconhecimento da cidadania representa para muitas pessoas um resgate da própria identidade, uma oportunidade de oficializar a ligação que sempre existiu com a Itália. Contudo, é difícil pensar que o crescente número de solicitações de reconhecimento de cidadania italiana junto aos Consulados seja motivado apenas pelo desejo de resgatar as próprias raízes.

A verdade é que possuir a cidadania italiana possibilita desfrutar de uma série de vantagens, que vão desde a facilidade em viajar pelo mundo até a abertura de muitas portas profissionais.
Quem possui a dupla cidadania italiana pode desfrutar de uma série de vantagens que um brasileiro infelizmente não pode atualmente. Logo abaixo preparamos um pequeno elenco das vantagens mais aparentes de se possuir a cidadania italiana que poderão, talvez, lhe demonstrar que o reconhecimento do direito pode ser inclusive um investimento bastante vantajoso.

Principais vantagens de possuir a cidadania italiana

• Quem tem a cidadania italiana possui trânsito livre em qualquer país que faça parte da Comunidade Europeia;

• Quem possui a cidadania italiana poderá trabalhar livremente em qualquer um  dos países da Comunidade (França, Itália, Inglaterra, Alemanha, etc). Na hora de participar de um processo seletivo em uma empresa na Europa, possuir a cidadania italiana é essencial. Para quem está no Brasil, o duplo passaporte representa um abre portas na carreira, principalmente em grandes empresas;

• Possuir a dupla cidadania italiana lhe dará o direito de se aposentar pela Europa, recebendo sua aposentadoria em euros;

• Além da Comunidade Europeia, o cidadão europeu tem facilidades para viajar sem visto para Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. Ter a cidadania italiana elimina a necessidade de precisar passar por longos procedimentos nas alfândegas e consulados;

• Ter o passaporte europeu lhe dará a vantagem de ficar em filas especiais nos aeroportos, viajar com tranquilidade e rapidez entre os aeroportos de todo o mundo;

• Possuir a cidadania italiana lhe dará a oportunidade de estudar em qualquer país da europa.Em muitos dos quais, ser cidadão europeu é fator determinante para desfrutar de bolsas-de-estudos que pagarão por toda a sua educação acadêmica ou de seus filhos.

Cada pessoa tem um objetivo diferente com o reconhecimento da cidadania italiana, algumas deixam o passaporte italiano em uma gaveta e o utilizam apenas para viagens, outras vão estudar ou trabalhar na Europa. Caberá a você decidir como desfrutar das oportunidades que se apresentarão.

Vale lembrar também que o serviço militar não é obrigatório na Itália e, portanto, você não precisará servir. O pagamento de impostos acontece apenas se você gerar renda, como por exemplo, trabalhando na Itália com sua cidadania italiana. O voto não é obrigatório.