Get a site

Tempo para concluir um processo

Tempo para concluir o processo de cidadania italiana

O processo de cidadania italiana não é um procedimento que você poderá concluir de um mês para outro, geralmente desde a decisão para inicar a busca pelos documentos (ou mesmo utilizar documentos de outros familiares que já concluíram o processo) até ter a sua cidadania italiana reconhecida se passarão pelo menos 10 meses, isso é claro se você decidir concluir o processo na Itália, pois no Brasil a demora é de anos.

Atualmente os Consulados Italianos e a Embaixada da Itália no Brasil sofrem com a enorme quantidade de pedidos de reconhecimento de cidadania italiana, criando uma fila imensa de requisições. Por este motivo em alguns locais, como São Paulo, a expectativa para ter o direito reconhecido é de 20 anos.

O tempo de espera pode variar e depende basicamente de 3 fatores:
a) Na obtenção dos documentos necessários ao processo;
b) Qual a autoridade italiana no Brasil competente para receber seus documentos (consulados italianos ou embaixada);
c) Sua decisão de dar entrada no processo no Brasil ou na Itália.
Observação: No Brasil o tempo de espera para obter a cidadania italiana está ligado ao local de sua residência (jurisdição consular).

Cada Consulado italiano (ou Embaixada da Itália) possui a sua própria jurisdição, ou seja, uma determinada região em que seja o único responsável por atender interessados em obter a cidadania italiana. Por exemplo, se você mora no Estado de São Paulo será o Consulado Italiano de São Paulo o órgão ao qual você deverá se dirigir para apresentar os seus documentos.

Além de serem lentos, outra grande dificuldade é que alguns Consulados italianos apresentam uma demora muito maior no atendimento se comparados à outros, e você não poderá trocar de consulado sem trocar também o local de sua residência já que o consulado exigirá comprovantes de endereço para aceitar receber seu processo ou mesmo legalizar seus documentos.

Atualmente, os consulados italianos que apresentam o maior tempo de espera são o Consulado italiano de São Paulo e o Consulado italiano de Curitiba, onde o requerente deve aguardar muitos anos até ver seu direito à cidadania italiana reconhecido. De modo geral, em todo o Brasil a espera é de pelo menos 5 anos e nos consulados mais movimentados este número chega a 20 anos, como no caso de São Paulo.

Para descobrir qual o consulado italiano responsável pelo seu processo, clique aqui.